Angra inicia entrega de 27 novos veículos para Tratamento Fora do Domicílio
Primeiro lote, com 12 automóveis, foi incorporado à frota nesta segunda-feira, 22; Segurança Pública também recebeu viatura para o PROEP-Mulher
A Prefeitura de Angra dos Reis iniciou, nesta segunda-feira, 22 de junho, a entrega de 27 novos veículos que serão utilizados no transporte de pacientes atendidos pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD), serviço da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta primeira etapa, 12 automóveis foram incorporados à frota.
Os veículos vão reforçar o serviço responsável pelo deslocamento de moradores que realizam consultas, exames e tratamentos especializados em outras cidades, oferecendo mais conforto, segurança e qualidade no atendimento. Todos os meses, o TFD transporta cerca de 2 mil pessoas, entre pacientes e acompanhantes. Além disso, o município disponibiliza aproximadamente 2 mil passagens de ônibus mensais, garantindo que a população tenha acesso ao tratamento necessário.
A renovação da frota também contribui para reduzir riscos durante as viagens, melhorar as condições de trabalho dos motoristas e equipes e oferecer mais pontualidade e tranquilidade aos pacientes e seus familiares. Muitos usuários do TFD enfrentam tratamentos longos, consultas especializadas e deslocamentos para cidades distantes, o que torna a qualidade do transporte essencial para a continuidade do cuidado.
— A entrega desta nova frota representa mais do que a renovação de veículos; representa o compromisso da gestão com a segurança, o conforto e a qualidade do atendimento prestado aos nossos cidadãos. Investir na renovação da frota é investir na segurança, no conforto e, acima de tudo, no cuidado com as pessoas que mais precisam da saúde pública — comentou o prefeito Cláudio Ferreti.
Nova viatura para o PROEP-Mulher
Além dos veículos destinados à Saúde, a Secretaria de Segurança Pública recebeu uma nova viatura para o Programa Municipal de Educação e Prevenção à Violência contra a Mulher (PROEP-Mulher), instituído pela Lei Municipal nº 4.496/2025. O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar em convênio com o Ministério das Mulheres, com contrapartida da Prefeitura.
A nova viatura dará suporte às ações educativas, palestras, campanhas de conscientização, visitas técnicas e atividades desenvolvidas em escolas e comunidades, ampliando a divulgação da rede de proteção e das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.
— Essa nova viatura reforça o trabalho do PROEP-Mulher e amplia nossa presença em escolas, comunidades e ações de conscientização. O enfrentamento à violência contra a mulher também passa pela informação e pelo fortalecimento da rede de proteção, e esse veículo dará mais estrutura para levar esse trabalho a mais pessoas — destacou Fabrício Carraro, secretário executivo de Ordem Pública e Mobilidade Urbana.
Modernização da frota municipal
As entregas fazem parte do processo de modernização da frota municipal, conduzido pela Secretaria de Modernização e Gestão de Pessoal. Entre as medidas já implantadas estão o sistema informatizado de manutenção dos veículos, que completa um ano em julho, e o abastecimento por TAG, um identificador eletrônico adotado desde dezembro de 2025 que permite o abastecimento dos veículos municipais em postos credenciados em todo o país.
As mudanças já apresentam resultados positivos e maior eficiência, especialmente para o transporte de pacientes do TFD, que antes dependia de um único posto no Centro de Angra. A modernização também ampliou o controle, a economia e a transparência na manutenção da frota, com exigência de pelo menos três orçamentos por reparo e escolha automática da proposta de melhor custo-benefício.
Atualmente, a frota municipal reúne cerca de 450 equipamentos, entre veículos leves, caminhões, ambulâncias, máquinas pesadas e embarcações.
— Estamos promovendo, desde o ano passado, um amplo trabalho de manutenção e modernização da frota própria da Prefeitura, que já resultou em uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão. Já o sistema de TAG permite padronização, monitoramento e mais eficiência para a gestão — destacou Roberto Peixoto, secretário de Modernização e Gestão de Pessoal.